Organizando a minha vida: aplicativos e programas essenciais

January 10, 2017
tech apps produtividade

esses dias eu tava conferindo algumas listas de recomendações de aplicativos (tipo essa, essa e essa), como costumo fazer todo começo de ano (ou talvez a cada semestre) e ver se descubro algum legal que acabe entrando pra minha própria lista.

o interessante é que todas as vezes que faço isso reparo que alguns aplicativos e programas eu uso há anos e raramente acrescento um novo que seja bom o suficiente pra ficar por mais de algumas semanas no meu celular ou mac (mimimi #macfag).

então resolvi listar aqui aqueles aplicativos que eu uso sempre e acabo recomendando pra todos que conheço (tipo aquelas tias chatas em festa, sabe?):

be focused

aplicativo simples de pomodoro que uso no mac.

uso pra colocar intenção no tempo que vou gastar no momento (agora, por exemplo, tá rodando o pomodoro “escrever”)

uso com tempos de 30 minutos de trabalho, 5 de descanso e 15 minutos de descanso a cada 4 pomodoros de foco.

blinkist

esse aqui foi uma surpresa agradável que descobri no meio de 2016.

você escolhe alguns livros do catálogo gigante deles (só de não-ficção) e ele te apresenta o conteúdo do livro, com áudio e texto, em 15 minutos.

não, não é só um resumo tosco daqueles que é só procurar na internet que a gente acha. ele realmente trata dos assuntos mais importantes do livro e apresenta os argumentos de forma clara, como se fosse um amigo seu te contando do livro legal que leu semana passada.

é uma pena que a assinatura dele seja tão cara :( mas a versão free já vale muito a pena também, com o contra de não deixar a gente escolher um livro da lista, só podemos ler as sugestões diárias.

ah, ele tem tanto o app (android e ios) quando versão web.

coach.me

esse carinha aqui eu uso como habit tracker. a parte bacana é que ele conta com aquele elemento social que gera o tão famoso accountability: você pode deixar seus objetivos públicos e seus amigos podem acompanhar sempre que você dá check (ou não) em um hábito.

ele também têm grupos de discussão pra cada hábito, que te permite encontrar mais gente focada nas mesmas coisas que você.

se quiser, também dá pra contratar um coach pra te acompanhar mais de perto.

é free, mas o coach é pago.

evernote

dispensa apresentações. junto com o todoist e o combo onedrive/dropbox, é meu segundo cérebro: TUDO vai aqui. cursos e estudos por conta, anotações em geral, lista de compras e o que mais eu achar interessante a ponto de querer guardar comigo.

sinceramente, às vezes eu acho ele um pouco inchado demais pra um aplicativo de notas, mas eu uso faz tantos anos, tenho tantos cadernos e tudo tão organizadinho que todas as vezes que tentei mudar pra outro aplicativo não aguentei e voltei pra ele.

hoje tenho conta premium, mas o free dele é mais que o suficiente se você quiser só anotar algumas coisas.

medium

apesar de ter resolvido usar o medium pra escrever só agora, uso faz um bom tempo pra leitura. o aplicativo no celular é muito bom e a dinâmica de poder marcar textos, comentar e deixar notas é muito boa. a leitura também é bem facilitada.

fica aqui meu compromisso de fazer um post listando todas as pessoas e publicações que sigo aqui.

minhas economias

mais um exemplo de um aplicativo que uso faz muitos anos, desde o lançamento (algumas features atuais foram sugestões minhas, inclusive).

eu tenho TODOS os meus gastos e contas detalhados. gosto muito da facilidade em adicionar os apontamentos (ele importa extrato do banco pra adicionar automaticamente também) e da feature de compras parceladas ou recorrentes.

basicamente, todas as minhas contas básicas (luz, internet, aluguel, celular, investimentos, etc) são cadastradas com recorrência infinita (deixo um valor médio pra todos os meses e atualizo quando chega a conta final). então eu simplesmente olho pro mês seguinte e vejo o valor que me “sobra” entre receber o salário e já pagar todas as contas previstas. então esse valor eu somo aos meus investimentos :)

é 100% free, uso muito a versão web mas os aplicativos pra ios e android são bacanas também.

onedrive / dropbox

sim, eu uso os 2 juntos. como: a pasta do meu dropbox fica dentro da pasta do meu onedrive.

por quê? tenho 1tb no onedrive, mas o dropbox é muito mais rápido pra sincronizar, tanto no desktop quanto no celular. então deixo no dropbox documentos e outros arquivos essenciais ou importantes (como comprovantes, contratos, até currículo) e no onedrive os backups comuns (fotos, vídeos, documentos menos importantes)

pocket

eu leio muito. muito mesmo. principalmente artigos sobre tecnologia, mindfulness, liderança e empreendedorismo. se eu fosse pra pra ler toda vez que vejo um artigo bacana, eu não faria mais nada o dia inteiro.

então eu salvo os artigos nesse amiguinho e paro pra ler em algum momento do dia em que fico focada só nisso (geralmente separo entre 30 min e 1h, marcados também no be focused).

tem web, ios e android.

podcast addict

ouço muitos podcasts (de nerdcast a read to lead, passando por dev na estrada). estão comigo sempre que saio pra caminhar, correr, pegar o trem, ônibus, lavar a roupa, arrumar a casa, qualquer coisa.

esse aplicativo pra android é simples, free, fácil de buscar e assinar novos podcasts, tem função de playlist, etc.

fica aqui também outro compromisso: fazer uma lista de todos os podcasts que acompanho.

slack

indispensável. além de ser uma das minhas principais ferramentas de trabalho (na high stakes academy todos trabalham remotamente) ainda ajuda a acompanhar comunidades como a galera do PHPSP :)

sleep as android

sim, eu sou viciada em métricas e esse app me ajuda a trackear meu sono. mas a funcionalidade que eu mais gosto é o alarme tocar de acordo com o meu sono. ex.: se preciso acordar 7h30 da manhã ele toca o alarme em algum momento entre 7h e 7h30 em que meu sono esteja mais leve (pra acordar sem aquele susto, sabe?)

é free, mas eu fiz questão de comprar a versão paga e ainda sou beta tester

spark

esse comecei a usar no mac semana passada e já me apaixonei.

app de email que facilita muito minha organização, principalmente pela função de snooze.

sim, o inbox da google também tem essas coisas. mas eu nunca achei muito intuitivo…

todoist

faz parte do meu “segundo cérebro”, como comentei lá em cima. TUDO que eu tenho que fazer eu jogo nele. assim não perco nenhuma idéia ou tarefa e não fico processando a informação na cabeça sem necessidade. assino o premium dele e não me arrependo.

é free, tem web, android, ios, mac, windows.

pra me organizar eu uso o método do Marc Andreessen, explicado aqui: http://marketmeditations.com/marc-andreessen-productivity/

zoom

outra das minhas principais ferramentas de trabalho, mas agora eu indico pra todo mundo que precisa fazer calls com frequência, principalmente de vídeo.

ainda não usei outro programa que lide tão bem com a conexão. sério, eu faço chamadas em vídeo com cerca de 30 pessoas SIMULTANEAMENTE e não trava nem nada.

a conta free faz chamadas de até 40 minutos mas ele permite iniciar chamadas em seguida.

com esse grupo de aplicativos aí eu consigo manter minha vida inteira nos eixos :D

se você usa alguma coisa que eu não conheço ainda, deixa aí nos comentários pra eu poder testar :D